quarta-feira, 6 de outubro de 2010



Milho
O milho é grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos, além de possuir quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E e sais minerais.
A vitamina B1 (tiamina) ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. A vitamina E apresenta propriedades antioxidantes sendo, por isso, utilizada na conservação de alimentos. Ela combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual.É ainda rico em Fósforo (necessário ao cérebro).
O milho deve ser comprado fresco, com as folhas bem verdes e vivas e cabelos marrom-escuro. Se ele estiver à venda já sem casca, verifique se a ponta inferior da espiga é afilada e macia. Isso indica que ele está em boas condições.
O milho pode ser consumido por pessoas que possuam o aparelho digestivo delicado, por ser de fácil digestão. O óleo de milho é indicado porque dificulta a formação de gordura no sangue, reduzindo o nível de colesterol.
Pode ser preparado em espigas inteira, grelhado ou cozido em grãos. E fica mais saboroso quando se espalha manteiga ou margarina sobre as espigas.
Seu período de safra vai de dezembro a abril.
Cem gramas fornecem 129 calorias.
Receitas suflê de milho sopa de milho

Suflê de milho verde
INGREDIENTES
I colher (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de margarina 1 xícara (chá) de leite 3 colheres (sopa) de queijo ralado (opcional) 3 ovos 3 espigas de milho (2 xicaras) sal, cebola e pimenta a gosto
MODO DE FAZER
Retire os grãos com uma faca, bem rente à espiga e cozinhe em água fervente até ficarem macias. Leve ao fogo brando a farinha de trigo e a margarina para tostar um pouco e ligar bem. Junte aos poucos o leite fervente, mexendo bem até engrossar. Tire do fogo. Tempere com sal, pimenta e cebola. junte as gemas uma a uma, o queijo ralado (se desejar), e o milho cozido e escorrido.
Meia hora antes de servir, bata as claras em neve e misture ao creme com movimentos leves. Coloque a massa num pirex untado com margarina e leve ao forno até corar (aproximadamente 25 minutos). Sirva simples com arroz, ou ainda acompanhando um prato de carne, peixe ou galinha.
Rendimento: 8 porções
Valor calórico total: 1.119,85 calorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário